Programa del III WAB

Programa del III WAB

Programa del III WAB

Programa del III WAB

Tríptico con el programa del II-WAB

Publicaciones



   

Nova historia das Mulheres no Brasil 
 compilado por Joana María Pedro y Carla Bassanezi Pinsky (Sao Pablo: Contexto, 2012)



Presentada por Andrea Andújar y Karina Felitti y Joana María Pedro
con palabras de apertura de Dora Barrancos
6 de septiembre, 18 horas en la FUNCEB Esmeralda 965
Organizan: Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género - Facultad de Filosofía y Letras - UBA y Fundación de Estudios Brasileros
Organiza: Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género. 
Facultad de Filosofía y Letras. 
Puan 480. Ciudad Autónoma de Buenos Aires


---------------------------------------------------------------------------------------------------------




Novo livro de Elisabeth Cancelli, publicado em ebook pela Editora da PUCRS, Porto Alegre, 2012.

SUMÁRIO
Apresentação....................................................................................................8
I
Ressentimento e memória: a América da (des)ilusão....................................11
Em nome da virtude, da política e de Deus...................................................28
Pesadelo, exotismo e sonho ..........................................................................45
II
O poder das ideias..........................................................................................65
Entre o Exotismo e a humilhação..................................................................88
O ódio e a ira: testemunho e totalitarismo...................................................104
A crise dos alienados e o revival da intolerância.........................................120
Mal-estar de civilização: a democracia e o negro no Brasil........................134
Mal-estar de escrever...................................................................................161
Referências ..................................................................................................178


ISBN 978-85-397-0105-6 (on-line)

Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader


C215b Cancelli, Elizabeth

O Brasil e os outros : o poder das ideias [recurso eletrônico]

/ Elizabeth Cancelli. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre :

EDIPUCRS, 2012.

188 p.
1.Brasil – História – Século XX. 2. Brasil – Política e

Governo. 3. Brasil - Desenvolvimento Cultural. I. Título.

CDD 981.061

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 
Convocatória
Revista Cultura y Religión Vol. VII N.2 2013
Religião, política, espaço público e laicidade no Brasil
 
Convidamos os pesquisadores interessados em publicar na Revista de Cultura y Religión do Instituto de Estudios Internacionales (INTE) de la Universidad Arturo Prat, Chile, no Volume VII, n. 2, do segundo semestre de 2013.

O tema principal deste número é Religião, política, espaço público e laicidade no Brasil. A convocatória estará aberta até 31 de dezembro de 2012. Serão aceitos papers escritos em português e espanhol.

O site do periódico (www.revistaculturayreligion.cl) contém as normas de publicação para os autores.

Solicita-se aos interessados que enviem os textos para os seguintes e-mails:
Ricardo Mariano: rmariano1@uol.com.br
Ari Pedro Oro: arioro@uol.com.br
Revista Cultura y Religión: revistaculturayreligion@gmail.com

A publicação tem por objetivo divulgar o resultado de pesquisas acadêmicas sobre religião a partir do olhar das Ciências Sociais. A linha editorial da revista aceita contribuições das áreas de antropologia e sociologia da religião, mas também da história da religião, da psicologia da religião e da filosofia da religião.

Este número temático objetiva reunir trabalhos na área de Ciências Sociais que, entre outros temas correlatos, analisem:
1)  A ocupação religiosa da esfera pública no Brasil e os debates sobre o lugar e o papel da religião.
 2) A crescente presença de evangélicos e católicos nos meios de comunicação de massa, sobretudo na tevê; as disputas agressivas entre pastores e igrejas por espaços na programação de redes abertas de TV; as demandas pela laicização da TV Brasil; as polêmicas entre líderes e parlamentares evangélicos e o Ministério das Comunicações acerca do marco regulatório dos meios de comunicação;
3) Ativismo de grupos religiosos conservadores em partidos políticos, campanhas eleitorais e debates públicos e políticos; os partidos comandados por grupos religiosos;
4) A instrumentalização recíproca de grupos religiosos e candidatos, governantes e partidos políticos;
5) A proliferação de rivalidades entre católicos e evangélicos, de um lado, e agentes laicos da sociedade brasileira, especialmente grupos feministas e homossexuais, de outro, a respeito de projetos de lei sobre união civil de pessoas de mesmo sexo, criminalização da homofobia, descriminalização e legalização do aborto, descriminalização do uso de drogas, educação sexual no ensino fundamental, direitos sexuais e reprodutivos.
 6) As controvérsias sobre a laicidade do Estado brasileiro quanto à presença de crucifixos em repartições públicas, ao ensino religioso em escolas públicas, aos feriados religiosos, à Concordata católica e à Lei Geral das Religiões, à transformação de capelas católicas em hospitais públicos em espaços ecumênicos e inter-religiosos.
 7) A assistência religiosa em hospitais e penitenciárias.
 8) As disputas opondo liberdade religiosa e liberdade de expressão, direitos dos animais e liberdade religiosa.
 9) Os efeitos do crescimento de grupos religiosos conservadores e “fundamentalistas” e da pluralização do campo religioso sobre as liberdades, a tolerância, os direitos humanos e de cidadania e a democracia.

Encorajamos os interessados a enviarem papers com reflexões epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre o tema proposto, bem como pesquisas empíricas, estudos de casos e comparativos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chamada para envio de contribuições


Seção Livre
Artigo:
Recebemos artigos inéditos e originais de interesse para os campos da história da historiografia, teoria da história e áreas afins (entre 28.000 e 54.000 caracteres com espaço, incluindoas notas e as referências bibliográficas). Recomenda-se que os autores dividam o artigo em seções.
Resenha:
Recebemos três tipos de resenha de livros de interesse para os campos da história da historiografia, teoria da história e áreas afins: resumo, crítica e/ou temática, que devem ter o máximo de 18.000 caracteres com espaço. As resenhas devem ter título, seguido pela referência bibliográfica completa da obra. Caso seja necessário, a bibliografia deve vir ao final da resenha, e as notas devem seguir os padrões editoriais da revista. Recomenda-se que as resenhas de livro escrito por um só autor apresentem uma avaliação crítica do trabalho à luz da literatura previamente existente sobre o tema.
Entrevista:
Recebemos entrevista antecedidas por uma breve apresentação acerca do entrevistado (entre 27.000 e 54.000 caracteres com espaçamento no total). Recomenda-se entrar em contato com os editores antes de preparar a submissão.
Textos e documentos historiográficos:
Recebemos textos e documentos historiográficos que sejam uma tradução de texto inédito ou nova tradução que se justifique pelo trabalho crítico e transcrição de textos de valor documental para a história da historiografia, teoria da história e áreas afins. Os documentos devem ser antecedidos por um pequeno texto de apresentação, escrito pelo autor da submissão. O conjunto (apresentação + documento) não deve ultrapassar 80.000 caracteres com espaço. Recomenda-se entrar em contato com os editores antes de preparar a submissão.
Dossiês
Número 11, abril de 2013: “Os cursos de história: lugares, práticas e produções”
Organizadores: Rebeca Gontijo (UFRRJ) e Fábio Franzini (UNIFESP)
Data limite para envio de artigos: 15 de novembro de 2012
Nos últimos 40 anos, o Brasil viveu a expansão dos programas de pós-graduação em História, fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa histórica no país. Muito antes disso, diversos empreendimentos colaboraram na institucionalização dos estudos históricos, desde a criação do IHGB em 1838, passando pela breve experiência de uma faculdade de história vinculada ao mesmo instituto, até a criação dos primeiros cursos superiores nos anos 1930. A proposta desse dossiê é contribuir para a compreensão do que Michel de Certeau (1975) definiu como o lugar social de produção da historiografia. Lugar a partir do qual a história é escrita, reescrita ou não escrita, visto que esse mesmo lugar possibilita e interdita o que é possível pensar, investigar, escrever e divulgar, contribuindo para a fabricação do conhecimento e a definição das regras que o presidem. Este dossiê acolherá estudos sobre lugares institucionais, projetos e experiências de ensino e pesquisa, trajetórias individuais e produções relevantes para pensar a história dos cursos de História e das pós-graduações no Brasil e em outros países.
Número 12, agosto de 2013: “Teoria da história da historiografia”
Organizadores: Pedro Spinola Pereira Caldas (UNIRIO) e Felipe Charbel Teixeira (UFRJ)
Data limite para envio de artigos: 15 de fevereiro de 2013
A História da Historiografia se encontra em um momento privilegiado: o aumento quantitativo da produção científica sobre o tema é acompanhado de um salto qualitativo indiscutível.
Todavia, é necessário, sobretudo para que se mantenha em bom nível a reflexão a partir de pesquisas científicas, pensar a escrita da história da historiografia: serviriam de critérios os autores, as obras, as escolas nacionais (como quer uma vertente mais tradicional), ou as formas, os métodos, as formações discursivas, as ideologias?
Não nos faltam, inclusive, grandes autores que já refletiram sobre o assunto: Benedetto Croce, Eduard Fueter, Friedrich Meinecke, entre tantos outros. Atualmente, como dispensar as teorias de Hayden White, Jörn Rüsen e Reinhart Koselleck?
O propósito do dossiê consiste, portanto, em apresentar um leque de possibilidades, conflitos de matrizes e de tradições, de modo que possamos nos apropriar de maneira criativa das tradições e reflexões existentes, de modo a refinar tanto a pesquisa como o ensino de história da historiografia.
Aguarde as chamadas para nossos próximos dossiês
Número 13, dezembro de 2013: "A história em questão: diálogos com a obra de Manoel Luiz Salgado Guimarães"
Organizadores: Temístocles Cezar (UFRGS) e Rodrigo Turin (UNIRIO)
Normas de publicação
Saiba mais sobre nossas normas de publicação antes de enviar sua contribuição.
Saiba mais...
Acesse o site: www.ichs.ufop.br/rhh


------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vistite:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acessem o site de Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica (on-line) ISSN (on-line): 1984-2503   http://www.historia.uff.br/revistapassagens/

Galeria Victor Emmanuel II - Milão - Itália Passagens está se afirmando academicamente como um periódico multidisciplinar e prepara a publicação o último número de 2012, em seu quarto volume. Estamos trabalhando no sentido de aumentar nossas inscrições em indexadores e, no momento, participamos de DIALNET (Portal Bibliográfico - Universidad de la Rioja, Espanha) e D.O.I (Digital Object Identifier) .

Os artigos podem ser submetidos em fluxo contínuo e as normas para publicação podem ser acessadas no site da revista; privilegia-se especialmente artigos que resultem de pesquisa acadêmica. Aceita-se artigos em português, espanhol, inglês e francês,

http://www.historia.uff.br/revistapassagens/
http://www.historia.uff.br/lcp/
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Home > v. 16, n. 1 (2012) História Unisinos

ISSN 2236-1782
v. 16, n. 1 (2012): Janeiro/Abril 2012

Sumário
Apresentação PDF
Samantha Viz Quadrat, Cláudio Pereira Elmir
Dossiê: O Chile de Allende e Pinochet: memória e historiografia

¿Qué es lo nuevo de la nueva derecha en Chile? Anticomunismo, corporativismo y neoliberalismo, 1964-1973 PDF
Ernesto Bohoslavsky 5-14

Anticomunismo, Democracia e Geopolítica segundo Pinochet PDF
Ricardo Antonio Souza Mendes 15-27

El gobierno de Allende y la UP frente al “Poder Popular” 1970-1972: Las bases radicalizadas y su dinámica PDF
Claudio Llanos 28-42

A revista em quadrinhos Cabrochico e os debates culturais para a construção da “via chilena para o socialismo” (1971-1972) PDF
Ivan Lima Gomes 43-54

As dificuldades de implementação da Via Chilena ao Socialismo: análise do impacto de três propostas econômicas PDF
Camilo Negri 55-68

A batalha pelo Chile revisitada: um estudo com fontes brasileiras PDF
Carlos Federico Domínguez Avila 69-81

Transição ao socialismo e transição democrática: exilados brasileiros no Chile PDF
Claudia Wasserman 82-92

Um pouco além do concebível: o Chile e a Argentina na memória de um exilado brasileiro PDF
Carla Simone Rodeghero 93-105

Artigos

Una mirada a la comunidad de jesuitas americanos expulsos a través de las obras de Lorenzo Hervás y Panduro S.J. (1735-1809) PDF
Nicolás Hernán Perrone 106-117

“Pompa e circunstância” a um santo pardo: São Gonçalo Garcia e a luta dos pardos por inserção social no XVIII PDF
Janaina dos Santos Bezerra, Suely Cordeiro Almeida 118-129

“Ecos de Pio IX”: política e historiografia oitocentistas na criação de um estado pontifício para a idade média PDF
Leandro Duarte Rust 130-138

Frei Boaventura Kloppenburg e a história da Igreja Católica no Brasil: aspectos de uma biografia PDF
Solange Ramos Andrade 139-148

Um sentido para o tempo: breve nota sobre o estudo das relações entre tempo, cristianismo e política PDF
Daniel Rocha, Wellington Teodoro da Silva 149-158

Historiografia da imigração polonesa: avaliação em perspectiva dos estudos sobre o Rio Grande do Sul PDF
Regina Weber, Thaís J. Wenczenovicz 159-170
ISSN 2236-1782
Av. Unisinos, 950 - B. Cristo Rei / CEP 93.022-000 - São Leopoldo (RS) Central de Relacionamento Unisinos: +55 (51) 3591 1122
http://www.unisinos.br/revistas/index.php/historia

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pueden solicitar el Número 29 de VITRAL Boletín del GERE, en el que encontrarán las siguientes secciones: Actividades del GERE donde damos cuenta del trabajo realizado en Vitral Monográfico, Revista electrónica, y en la organización de nuestro próximo IV Simposio sobre Religiosidad, Cultura y Poder (Buenos Aires, 29 de agosto al 1 de septiembre) y las mesas organizadas por miembros del GERE en el IV Encontro do GT Histórias das religiões e das religiosidades- associaçăo nacional de História (ANPUH): Memória e Narrativas nas Religiões e nas Religiosidades, a realizarse en la Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 07 a 09 de noviembre de 2012, con la participación del GERE.
También señalamos otras actividades como la participación de María Andrea Nicoletti en el Seminario Americano “Lo stato della storiografía salesiana nella regione conservazione e valorizzazione del patrimônio culturale”, realizado por la Asociación de Historiadores salesianos (ACCSA) y la conferencia de la Dra. Patricia Fogelman en el Séminaire d'histoire Siglo XX - Século XX en el IHEAL-CREDA de la Université de Sorbonne Nouvelle- París III.
El boletín incluye la sección Institucionales, donde presentamos la web site de la Fundación Islámica Sheikh Ahmad Kuftaro.
En Información Editorial, encontrarán la reseña del libro “Los Bienes culturales de la Iglesia católica” del Dr. Néstor Tomás Auza y una serie de publicaciones recientes. En la red presentamos el sitio Historia y Religión.com y el nuevo diseño de la página web “Misiones jesuitas” de Sergio Raczko.
En la sección Pasados Recientes damos cuenta de los encuentros científicos y otras actividades que se han desarrollado recientemente en el país y el exterior sobre temas vinculados a nuestros intereses y presentamos un breve resumen de la tesis doctoral de Ariel Fresia, recientemente sostenida, sobre el tema: “Ideas, creencias y prácticas en Rodeo del Medio. Una revolución cultural en la campaña mendocina (1900-1915)”.
La Cartelera General Actualizada brinda un detalle de los eventos que organizan diversos grupos y centros de trabajo en la temática de los estudios sobre Religión, Religiosidad y Cultura. Finalmente presentamos convocatorias a artículos en revistas especializadas.
En la sección Historia y Patrimonio cultural, anunciamos una reciente exposición en el MIFB, titulada: “Por las huellas misioneras en América Latina”
Solicite Vitral, Boletín del GERE, enviando un e-mail a: gere_prohal@yahoo.com.ar

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Revista de Estudos Afro-americanos
http://revista.universo.edu.br/index.php/4revistaafroamericanas4


Vol. 1, No 1 (2011) Revista de Estudos Afro-americanos. Revista do Laboratório Sociedades Escravistas do Atlântico/UNIVERSO e do Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe/UNAM. -ISSN-2237-9894   Vol. 1, No 1 (2011)

Sumário

Apresentação
A REDE-A se apresenta
Os Editores 1-2

Artigos

El cafetal Angerona: la distinción entre la historia y la memoria, Cuba.(1811-2010). PDF
Aisnara Pérez Días, María de los Ángeles Meriño Fuentes 3-18

Saúde bucal dos escravos daSé de Salvador Bahia, séc. XIX.
Andersen Líryo da Silva 19-43

Esclavitud y trabajo en los obrajes de Coyoacán: Ciudad de México, 1550-1660.
Georgina Araceli Reynoso Medina 44-64

Sacramento ao pé do mar: batismo de africanos na freguesia da Conceição da Praia Grande, 1700-1751.
Carlos Eugênio Libano Soares 65-88

El espacio arquitectónico de negros en las estancias jesuíticas del Paraguay: las iglesias.
Carlos A. Page 89-107

Los afro-norteamericanos y la formación de la nacionalidad mexicana en el siglo XIX.
Juan Manuel de la Serna 108-121

Passagens, rituais e práticas funerárias entre ancestrais africanos: outra lógica sobre a finitude.
Mary Del Priore 122-140

Documentos

Uma gramática jesuíta seiscentista: a Arte da língua de Angola*
Maria Carlota Rosa 141-200

Patrimônio/Imagens
O Centenário Solar da Fazenda do Rochedo.

Hélio BRASIL 201-208
http://revista.universo.edu.br/index.php/4revistaafroamericanas4


------------------------------------------------------------------------------------------------
"Diálogos sobre a escrita da história: Brasil e Argentina (1910-1940)". FUNAG. 2011.
Autora: Dra. Ana Paula Barcelos (LCP, UFF)


 
 
Livro publicado, resultado da pesquisa do doutorado, que foi lançado pela FUNAG:
O livro intitula-se "Diálogos sobre a escrita da história: Brasil e Argentina (1910-1940)".
Quem se interessar, poderá adquiri-lo pelo site da própria FUNAG.

Resumo:
O trabalho analisa os diálogos intelectuais desenvolvidos entre Brasil e Argentina acerca da escrita da história e a revisão historiográfica que historiadores de ambos os países promoveram em conjunto nas primeiras décadas do século XX. Em meio a esta revisão, um dos caminhos possíveis foi a reaproximação com as antigas metrópoles Portugal e Espanha, o que envolvia questões como desqualificação, reconhecimento e legitimidade para os países ibero-americanos. Neste processo deu-se a reinterpretação positiva da miscigenação e do passado colonial e a ênfase nas matrizes ibéricas da região. No livro é possível, sobretudo, perceber como a escrita, o estudo e o ensino da história se tornaram pautas fundamentais nos diálogos intelectuais e meios de promoção da integração regional a partir do intercâmbio brasileiro-argentino.

.....................................................................................................................................

Lançamento do livro A Misericórdia de Vila Real e as Misericórdias no Mundo de Expressão Portuguesa

O CEPESE e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, realizaram no dia 21 de Julho, o lançamento do livro A Misericórdia de Vila Real e as Misericórdias no Mundo de Expressão Portuguesa, coordenado pela Professora Doutora Natália Marinho Ferreira-Alves, no âmbito do Projecto “A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real. História e Património”, desenvolvido pelo CEPESE.

A sessão de lançamento terá lugar no dia 21 de Julho, pelas 18,00 horas, no Auditório do Edifício-Sede da Misericórdia.




A Encomenda. O Artista. A Obra
(coordenação de Natália Marinho Ferreira-Alves)

Este volume apresenta trabalhos de diversos historiadores da arte, portugueses, espanhóis e brasileiros, que analisam os três vectores inerentes à produção artística: o cliente (figura individual ou colectiva, pertencente ao mundo laico ou eclesiástico, oriundo dos vários estratos da sociedade), que se encontra na génese da obra através da sua encomenda, e cujo papel muitas vezes não se limita a um mero esquema passivo mas, pelo contrário, se transforma numa força actuante e decisória sob o ponto de vista artístico; o artista, vulto de renome ou praticamente anónimo, responsável pela execução da obra, ora dotado de liberdade artística, ora espartilhado por cláusulas rígidas que lhe formatam a criatividade; e a obra, objecto último de análise, nas mais diversas facetas, desde a arquitectura, pintura, escultura, talha, azulejo e ourivesaria, e que se constitui como fulcro de toda a investigação em História da Arte.

-----------------------------------------------------------------------



NEHD - Núcleo de Estudos em História Demográfica.

Ao anunciarmos a edição de mais um número de nosso boletim eletrônico solicitamos aos colegas com trabalhos já publicados ou inéditos desenvolvidos em nossa área de especialização que nos enviem, sistematicamente, a referência completa e um breve resumo de seus estudos, os quais serão divulgados em nosso boletim.

O endereço a seguir conduz diretamente ao último número de nosso BHD.

Para acessá-lo basta clicar sobre o endereço ou copiá-lo na caixa "Endereços" do seu navegador (Explorer ou outro qualquer):


Já os endereços indicados a seguir conduzem aos números já publicados do BHD. Para tanto basta clicar sobre qualquer um dos endereços ou copiá-lo na caixa "Endereços" do seu navegador (Explorer ou outro qualquer).


NEHD

-------------------------------------------------------------------------


Este volume reúne as comunicações apresentadas no III Seminário Internacional Luso-Brasileiro, que teve lugar no Rio de Janeiro em 2008, inserido nas linhas programáticas do Grupo de Investigação do CEPESE, "Arte e Património Cultural do Norte de Portugal"


Otras ediciones del CEPESE:


------------------------------------------------------------




----------------------------------------------------------------------


Livro: Igreja e Convento de São Francisco da Bahia
Organizadores – Maria Helena Ochi Flexor e frei Hugo Fragoso
Editora Versal. Brasil, 2009. 468 págs. Lançamento Terça-feira (24), às 19h30, no Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça)
Eleito uma das sete maravilhas de origem portuguesa do mundo, o conjunto da Igreja e Convento de São Francisco ganha um livro à altura de seus 300 anos de existência. Apontado por estudiosos como uma das mais significativas expressões do estilo barroco no Brasil, há muito ele é motivo de orgulho para nós.
Afinal, tem a fama de ser “a igreja toda de ouro” da Bahia. “Sempre foram feitas obras pontuais, mas não havia uma que contasse toda a história da ordem”, afirma o frei Alfons Schoemaker, 72 anos, guardião do convento.

Azulejaria é um dos destaques do conjunto.


--------------------------------------------------------------------------------------------

Se encuentra disponible on line y con libre acceso un compilación de Ernesto Bohoslavsky, Lila Caimari y Cristiana Schettini, titulada: "La policía en perspectiva histórica: Argentina y Brasil (del siglo XIX a la actualidad)", que se publicó este mismo año en Buenos Aires. Esta compilación recoge la mayoría de los textos presentados en las Jornadas “La policía en perspectiva histórica: Argentina y Brasil (del siglo XIX a la actualidad) / A polícia em perspectiva histórica: Argentina e Brasil (do século XIX até a atualidade)”, realizadas conjuntamente por la Universidad de San Andrés, la Universidad Nacional de San Martín y la Universidad Nacional de General Sarmiento, en Buenos Aires en agosto de 2008.
El link para acceder al libro digital es
http://www.crimenysociedad.com.ar/files/

------------------------------------------------------------------------------------------------- ---------------------------


Este trabalho reúne as comunicações apresentadas no IV Seminário Internacional sobre a Emigração Portuguesa para o Brasil – Nas Duas Margens. Os Portugueses no Brasil, organizado pelo CEPESE, e que teve lugar entre 21 a 25 Julho de 2008 na Universidade Lusíada do Porto.



Apresentam-se agora mais de trinta textos, da autoria de especialistas portugueses, brasileiros e espanhóis que se têm centrado, nas suas investigações, sobre o complexo fenómeno da emigração/imigração para o Brasil, através do levantamento e análise dos fundos documentais disponíveis num e no outro lado do Oceano.
Os textos agora publicados, no seu conjunto, suscitam novos dados e achegas sobre a questão da emigração/imigração para o Brasil, contribuindo, desta forma, para o alargamento do conhecimento nas suas múltiplas vertentes. Desde a identificação das fontes à análise quantitativa e qualitativa da informação até à apresentação das bases de dados já existentes e/ou a criar, são vários os pontos analisados.

___________________________________________

Otras ediciones del CEPESE: 
------------------------------------------------------------------

Lançamento do livro "Catedral de Santa Maria, RS: 100 anos de história, arte e fé"
organizado pelas professoras Eva Regina Coelho e Edir Bisognin, em comemoração aos 100 anos de construção da matriz católica de Santa Maria.
O livro ilustrado está dividido em história, com texto produzido pela professora Eva Coelho, arte, pela professora Edir Bisognin, arquitetura do templo pelo professor Luiz Gonzaga Binato e o patrimônio do Museu Sacro de Santa Maria com a colaboração da Marta Rosa Borin.

Data: 22 de dezembro de 2009
Horário: 19hs
Local: Salão Azul, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.
Santa Maria/ RS

------------------------------------------------------------------

Topoi 18
Volume10
Revista de História. PPGHS, UFRJ.
Janeiro-Junho /2009. ISSN 1518-3319  http://www.revistatopoi.org/topoi.htm
Publicada em versão impressa há mais de oito anos, Topoi. Revista de História assume a partir de sua décima sétima edição um novo suporte, apresentando-se então como revista eletrônica baseada nos princípios do livre acesso.
Artigos
Antropologia católica e história da Itália. Catholic anthropology and the history of Italy, Giovanni Levi. Tradução: Sérgio Lamarão
Da contestação à conversão: a punição exemplar dos réus da conjuração baiana de 1798. From dispute to conversion: the exemplary punishment of defendants in the Bahia Conspiracy, Patricia Valim
Famílias de elite: transformação da riqueza e alianças matrimoniais. Belém 1870-1920. Elite families: the transformation of wealth and matrimonial alliances. Belém 1870-1920, Cristina Donza Cancela
Cultura material e a experiência africana no sudeste oitocentista: cachimbos de escravos em imagens, histórias, estilos e listagens. Material culture and Africans' southeastern experience in the eighteen hundreds: images, stories, styles and trade lists on pipe slaves, Camilla Agostini
A questão regional no pensamento de Antonio Gramsci e Celso Furtado. The regional question in the thought of Antonio Gramsci and Celso Furtado. Laurindo Mékie Pereira
Entrevista
Jacques Revel
Resenha
O renascer de um debate: administração, poder e política colonial. The rebirth of a debate: management, power and colonial politics, Antonio Felipe Pereira Caetano
Livro resenhado:
SOUZA, Laura de Mello e. O sol e a sombra: política e administração na América Portuguesa do século XVIII . São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
-----------------------------------------------------------


Passangens.
Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica
Vol. 1 - No. 2 - Julho a Dezembro (2009)
Universidade Federal Fluminense
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Programa de Pós-Graduação em História
Laboratório Cidade e Poder
ISSN (on-line): 1984-2503




Sumário
Editorial - 1
Artigos
As Políticas Sociais e a Mudança de Rumo de Nossa História - 4, Patrus Ananias
Criminologia e Política Criminal - 20 Vera Malaguti Batista
Los Usos de la Dictadura en la Democracia Posdictadura y las Formas de Dominación por el Consenso - 40, Álvaro Rico
Acomodações Recíprocas: A Igreja Católica e o Poder Temporal na Argentina e no Brasil - 50, Jessie Jane Vieira de Sousa
Discursos para Platéias Cativas no Direito do Trabalho Brasileiro - 65, Roberto Fragale Filho, Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão
Crise Econômica: Público e Privado em Aliança Conservadora - 75, Claudio Gurgel
Dá-me a Mão: O Ordenamento Jurídico Internacional em Socorro do Ordenamento Jurídico Nacional - 108, Gisálio Cerqueira Filho
----------------------------------------------

Nuevo número de
Almanack Braziliense, revista electrónica de historia editada por la Universidad de San Pablo. 

Nº10 da Revista eletrônica Almanack Braziliense (http://www.almanack.usp.br%29./
Sumário:
Fórum:
Formação dos partidos políticos no Brasil da Regência à Conciliação, 1831-1857, Jeffrey D. Needell
Partidos, liberalismo e poder pessoal: a política no Império do Brasil. Um comentário ao artigo de Jeffrey Needell, "Formação dos partidos políticos no
Brasil da Regência à Conciliação, 1831-1857", Mônica Duarte Dantas
Notas de um debate. Comentários sobre o texto de Jeffrey Needell “Formação dos partidos políticos no Brasil da Regência à Conciliação, 1831-1857”, Ricardo Salles
Formação dos Partidos Brasileiros: questões de ideologia, rótulos partidários, lideranças e prática política, 1831-1888, Jeffrey D. Needell
Artigos:
Redesenhando Caminhos. O papel dos representantes do Grão-Pará na primeira legislatura do Império do Brasil (1826-1829), André Roberto de Arruda Machado
O Império do Brasil nos traços do humor: política e imprensa ilustrada em Pelotas no século XIX, Aristeu Elisandro Machado Lopes
Elementos da fiscalidade de Minas Gerais provincial, Cristiano Corte Restitutti
La libertad de imprenta y sus límites: prensa y poder político en el Estado de Buenos Aires durante la década de 1850, Fabio Wasserman
Derradeiras Transações. O comércio de escravos nos anos de 1880 (Areias, Piracicaba e Casa Branca, Província de São Paulo), José Flávio Motta
Informes de Pesquisa:
Registro Geral de Imóveis, propriedade e Estado Nacional no Segundo Reinado, Pedro Parga Rodrigues
O Revérbero Constitucional Fluminense, Imprensa e Constitucionalismo na Corte na Independência, Virgínia Rodrigues da Silva
Resenhas:
ANJOS, João Alfredo dos. José Bonifácio: primeiro Chanceler do Brasil. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008. 424p. Por Fernanda da Silva Rodrigues Rossi
LESSA, Mônica Leite; FONSECA, Silvia Carla Pereira de Brito (org.). Entre a monarquia e a república: imprensa, pensamento político e historiografia (1822-1889). Rio de Janeiro: Eduerj, 2008. 259p. Por Alain El Youssef
NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. Napoleão Bonaparte: imaginário e política em Portugal (c.1808-1810). São Paulo: Alameda, 2008. 364p. Por Denis Bernardes
RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2008. 224p. Por Fábio Franzini
Periódicos em Revista
Informamos também que a Almanack Braziliense tem fluxo contínuo para recebimento de Artigos, Informes de Pesquisa e Resenhas. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail revea@usp.br , e as normas encontram-se no site da Revista (link "normas de publicação" e "normas de citação").
----------------------------------------------

Revista Brasileira de Historia.
Volume 29 n° 57
ANPUH- Associação Nacional de História A entidade profissional dos historiadores brasileiros








-----------------------------------------------------------------

Informamos o lançamento do terceiro número da revista História da Historiografia (www.ichs.ufop.br/rhh).
Neste terceiro número a revista conta com as seguintes contribuições:
Artigos
A presença realizada na linguagem: com atenção especial para a presença do passado. Hans Ulrich Gumbrecht
Biografia, autobiografia e crônica na Florença do Século XIV: as origens da historiografia moderna. Cássio da Silva Fernandes.
Ficção, literatura e história através da “Crônica do descobrimento do Brasil” (1840), de Francisco Adolfo de Varnhagen. Pedro Telles da Silveira.
A independência do Brasil como uma revolução: história e atualidade de um tema clássico. João Paulo G. Pimenta.
Anotar e prefaciar a obra do “mestre”: reflexões de José Honório Rodrigues sobre Capistrano de Abreu. Ítala Byanca Morais da Silva.
Translatio ad mundus: a transformação do Mundo Romano e a Antiguidade Tardia. Elementos teóricos para uma perspectiva historiográfica. Everton Grein
Erotismo, libertinagem e pornografia: notas para um estudo genealógico das práticas relacionadas ao corpo na França moderna. Daniel Wanderson Ferreira
A Reforma Gregoriana: trajetórias historiográficas de um conceito Leandro Duarte Rust. Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva
Resenhas
Lugar privilegiado de produção do conhecimento histórico. GUIMARÃES, Lucia Maria Paschoal. Da Escola Palatina ao Silogeu: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1889-1938). Rio de Janeiro: Museu da República, 2008, 246pp. Hugo Hruby
Tras de las huellas de lo local y lo regional: notas criticas e tendencias de análisis en la historiografia argentina FERNÁNDEZ, Sandra R. (Comp.). Más allá del territorio: la historia regional y local como problema. Discusiones, balances y proyecciones. Rosario (Argentina): Prohistoria ediciones, 2007, 182 pp. Leonardo Simonetta
Historiografia moderna em perspectiva. IGGERS, Georg G.; WANG, Q. Edward; MUKHERJEE, Supriya. A Global History of Modern Historiography. London: Pearson-Longman, 2008, 436pp. Jurandir Malerba
As “luzes” de um “reino cadaveroso”: entre a polêmica e a tradição Flávio Rey de Carvalho. Um Iluminismo português? A reforma da Universidade de Coimbra (1772). São Paulo: Annablume, 2008, 135pp. Ana Rosa Cloquet da Silva
Plutarco: historiografia e biografia na cultura greco-romana Maria Aparecida Oliveira. Plutarco Historiador: análise das biografias espartanas. São Paulo: Edusp. 2006, 168pp. Luiz Otávio de Magalhães
O historicismo alemão, revisto desde o Brasil VARELLA, Flávia; MOLLO, Helena; MATA, Sérgio & ARAUJO, Valdei. A dinâmica do historicismo: revisitando a historiografia moderna. Argvmentvm, 2008,
247pp. Arthur Assis
Luciano e a escrita da história LUCIANO. Como se deve escrever a história. Tradução, introdução, apêndices e o ensaio “Luciano e a história”: Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Tessitura, 2009, 278 pp. Henrique Estrada Rodrigues
La construcción del pasado desde los espacios provinciales en Argentina: notas críticas a propósito de un libro reciente de historiografia MAEDER, Ernesto J., LEONI, María Silvia, QUIÑONEZ, María Gabriela y
SOLÍS CARNICER, María del Mar. Visiones del Pasado: estudios de historiografía de Corrientes. Corrientes (Argentina): Moglia Ediciones, 2004, 238 pp. Horacio Miguel Hernán Zapata
Texto e documento historiográfico
Poder e episteme na erudição histórica do Portugal setecentista: uma abordagem do programa historiográfico da Academia Real da História Portuguesa (1720-1721) Coleção dos documentos, estatutos e memórias da Academia Real da História Portuguesa... Taise Tatiana Quadros da Silva
Entrevista
Entrevista com Lucia Maria Paschoal Guimarães Valdei Lopes de Araujo
Acesse os textos e a edição completa em nosso portal www.ichs.ufop.br/rhh
História da Historiografia

--------------------------------------------------------------
Signum: Estudos da Linguagem A revista SIGNUM: Estudos da Linguagem é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos (artigos, resenhas e relatórios de projetos) nas áreas de descrição e análise lingüísticas, estudos do texto/discurso, ensino/aprendizagem e formação do professor de língua portuguesa e de outras linguagens, ensino/aprendizagem e formação do professor de línguas estrangeiras.
Comunicamos que os números 6, 7, 8 e 10 da Revista Signum podem ser adquiridos pelo preço promocional de R$10,00, cada exemplar, acrescido dos gastos com frete. Os interessados devem entrar em contato com Geraldo A. Fernandes, ABREM - Comunicação Social (geraldoaugust@ uol.com.br).
Destacamos que esta promoção é por prazo limitado.
Geraldo A. Fernandes - Comunicação Social - ABREM. Signum: Estudos da Linguagem. Email: signum@uel.br


-------------------------------------------------------


Argentina Brasil 1850-2000. Un ensayo de historia comparada. Editorial Sudamericana, 2008.