Programa del III WAB

Programa del III WAB

Programa del III WAB

Programa del III WAB

Tríptico con el programa del II-WAB

Convenios

Intercambio académico y relaciones institucionales:
EL Grupo de Estudios de Historia de Brasil y Portugal (GEHBP), radicado en la Facultad de Filosofía y Letras (FFyL) de la Universidad de Buenos Aires (UBA), promueve la Red de Historia de Brasil y Portugal (Red-HBP). Por eso, entre sus múltiples actividades, viene gestionando la firma de convenios de cooperación académica entre la Facultad de Filosofía y Letras de la UBA y diversos programas de investigación y posgrado en Brasil y Portugal.

     1. Convenios y protocolos de cooperación académica con:
     2. Redes: Asimismo el grupo ha creado recientemente la Red de Historia de Brasil y Portugal (Red-HBP)con sede en Buenos Aires, para promover los estudios sobre la historia luso-brasileña en la Argentina y el Cono Sur, que actualmente cuenta con la participación de colegas brasileños y portugueses: http://redhistoriadebrasilyportugal.blogspot.com/


CEPESE, Universidade do Porto. Portugal

GPIC, CAR, Universidade Federal do Espírito Santo. Brasil

IFCS, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil

Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) da UFRJ:

O é reconhecido pelo Ministério da Educação e recomendado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), tendo obtido pela segunda vez consecutiva o conceito 6 - "programa com elevado padrão de excelência", numa escala que vai até 7 - na última avaliação trienal (2004-2006). Já formou mais de 500 mestres e doutores nos seus cursos de Mestrado (credenciado em 1982) e de Doutorado (credenciado em 1992).
Tem contado com o apoio financeiro da Capes, do CNPq e da Faperj, especialmente sob a forma de bolsas de estudo. Seu corpo docente é formado por 27 doutores titulados no Brasil e no exterior.O Curso de Doutorado e o Curso de Mestrado estruturam-se a partir de uma área de concentração (História Social) e três linhas de pesquisa: Sociedade e Cultura, Sociedade e Política e Sociedade e Economia.

Coordenador Antônio Carlos Jucá de Sampaio
Vice-coordenadora: Jessie Jane Vieira de Sousa

http://www.ppghis.ifcs.ufrj.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

E-mail: historia@ifcs.ufrj.br


 
Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos
Área de concentração: Estudos Históricos Latino-Americanos: Buscando o fortalecimento de laços de proximidade cultural e científica entre os historiadores da América Latina, o Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos tem atuado no cenário nacional da pesquisa a partir da valorização da posição geográfica da universidade.
O PPG em História é reconhecido e avaliado com conceito 5 pela Capes. O programa possui uma política de permanente qualificação e renovação, oferecendo uma excelente infraestrutura e um corpo docente de qualidade.
O foco do programa está na execução de pesquisas sobre a vocação transnacional, como fronteira, imigração, circulação de idéias, religiosidade e populações indígenas. Desta maneira, o PPG procura estabelecer o diálogo e a interação entre pesquisadores do Cone Sul do continente americano. http://www.unisinos.br/mestrado-e-doutorado/historia/apresentacao
 

Laboratório Cidade e Poder (LCP). UFF. Brasil

Criado em 1992, o Laboratório Cidade e Poder procura consolidar uma discussão metodológica sistemática no campo de estudos sobre o poder e sociabilidade urbana, as instituições políticas e suas tecnologias de controle social. Procura ainda atuar na formação de pesquisadores e formar um acervo bibliográfico e um roteiro de fontes documentais no campo temático das relações entre História, Direito e Ideologia.

Professores envolvidos: Gizlene Neder, Humberto Machado
site Grupo de Pesquisa CNPq

Área de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Brasil